"Capital ambiental do Brasil"

quarta-feira, 24 de março de 2010

"Remar é Preciso"


Prefeitura de Manaus lança Projeto “Remar é Preciso” na Praia da Ponta Negra


A Prefeitura de Manaus abriu a temporada dos esportes náuticos, nesta terça-feira (23), ao implantar o projeto “Remar é Preciso”, na Praia da Ponta Negra, que vai atender a 104 crianças de escolas municipais. A ideia principal do projeto é resgatar a tradição do remo na rede municipal de ensino para que esse esporte ganhe novo fôlego na cidade.

O projeto, que vai ser desenvolvido em parceria com a Federação Amazonense de Remo (FAR) tem a duração de um ano e, durante esse tempo, essas 104 crianças vão participar de treinamentos e torneios que os capacitará como futuros atletas.

Durante o lançamento do programa, ontem pela manhã, um dos alunos, Felipe Silva da Costa, 12, revelou: “participo do projeto porque um dia quero ser um campeão e quero colecionar muitas medalhas”.

Nomes consagrados do esporte fazem parte do quadro de professores do projeto: Edvando Alves (ex-atleta e professor de Ed. Física da Semdej), Josimar Boneti (atleta) e Alessandro Barbosa (atleta).

“A proposta do projeto é complementar as aulas de Educação Física, visando, sempre, a qualidade de ensino e o bem-estar do aluno. Eles estão entregues a excelentes profissionais. Esperamos, em breve, ter muitas conquistas no remo”, disse empolgado, o secretário municipal de Esportes, Fabrício Lima.

Fonte: http://www.manaus.am.gov.br

terça-feira, 23 de março de 2010

Dia da Árvore na Amazônia



Prefeitura de Manaus planta 600 mudas









Em comemoração ao Dia da Árvore na Amazônia, celebrado no ultimo sábado, dia 20, a Prefeitura de Manaus plantou mais de 600 mudas de várias espécies ao longo da estrada da Ponta Negra. O trabalho foi coordenado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), que fez ainda a distribuição de mudas para a população.

Embora em todo o Brasil o Dia da Árvore seja comemorado no mês de setembro, na região Norte também existe o Dia da Árvore na Amazônia. A data é comemorada desde 1972 e serve para conscientizar a população sobre a importância da Amazônia brasileira.

A escolha do mês de março para celebrar o Dia da Árvore na Amazônia se deve à temporada de chuvas na região, explicou a engenheira agrônoma da Semmas, Rosemary da Costa. “O mês de março tem a quantidade certa de chuvas, ou seja, não deixa as mudas alagadas, nem muito secas”, acrescentou.

segunda-feira, 22 de março de 2010

Um pouco de Manaus

Manaus é um município brasileiro, capital do estado do Amazonas e o principal centro financeiro, corporativo e econômico da região norte do Brasil. Situa-se na confluência dos rios Negro e Solimões. É a cidade mais populosa da Amazônia, de acordo com as estatísticas do IBGE, sendo uma das cidades brasileiras mais conhecidas mundialmente, principalmente pelo seu potencial turístico e ecoturismo, sendo o décimo maior destino de turistas no Brasil. Manaus pertence a mesorregião do Centro Amazonense e a microrregião de Manaus. É localizada no extremo norte do país, a 3.490 quilômetros da capital federal, Brasília.

Fundada em 1669 com o forte de São José do Rio Negro. Foi elevada a vila em 1832 com o nome de Manaus, que significa "mãe dos deuses", em homenagem à nação indígena dos Manaós, sendo legalmente transformada em cidade no dia 24 de outubro de 1848 com o nome de Cidade da Barra do Rio Negro. Somente em 4 de setembro de 1856 voltou a ter seu nome atual.

quinta-feira, 18 de março de 2010

A Bandeira

A nossa bandeira é um pano retangular de cor bege, com o escudo municipal no meio.
A cor bege representa o Rio Amazonas, que tem em sua cor barrenta a maior identidade do nosso povo manauense.
O escudo (brasão), instituído por Lei, representa a nossa cultura e historia.